"Vamos desenhar um mundo sem divisões...
onde o pequeno é também importante.
Vamos desenhar o
amor
com grandes letras"

Palavras de solidariedáde

Encontro formativo das mulheres voluntárias 


Por ir. Sidonie e ir. Gabriella

           No dia 21 de janeiro, as Irmãs de fortaleza organizaram um dia formativo para as mulheres voluntárias que atuam na Associação Crescer Juntos, cujo tema foi o livro “dos Atos dos Apóstolos”, com a assessoria do padre Justino, missionário comboniano, no sítio de uma senhora Sabina que há tanto tempo realiza um serviço sem lucrativo neste projeto.
           Iniciamos o encontro às 9 horas com musicas, apresentação, oração e dinâmica da rede. Nesta dinâmica, fizeram um círculo mantendo nas mãos as fitas, símbolo da família e do retrato da comunidades primitiva que vivia junto, partindo o pão cotidiano, tomando alimento com alegria, freqüentava junto o Templo e cada um recebia segundo as suas necessidades. Após esses gestos meditativos, o padre Justino tomou a palavra e colocando os pontos pertinentes deste livro. Na sua colocação, destacou e sublinhou muito o exemplo da primeira comunidade cristã, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a conversão de São Paulo . Depois de saborear esta partilha, tiveram um tempo de meditação e da partilha nos grupos. As perguntas eram conversar sobre aquilo que interpelou o nosso coração nos capítulos e cada grupo resumiu o que foi pedido. Partilhar o que esta Palavra nos interpela e colocar juntas no papel as nossas interpelações para que sejam partilhadas com as outras. Após, esta meditação por meio das Escrituras Santas, concluíram o dia com uma Santa missa presidida pelo padre Justino. O padre Justino, a vez de dar a mensagem do Evangelho, elas partilharam como foi o dia e o que a Boa Nova suscitou nos corações delas. Sentiram-nas a alegria de vivenciar este dia com outras mulheres que não fazem parte nesta Associação.
           Essas mulheres ajudam nas oficinas: pintura do tecido, areia colorida, costura reforço escolar e fabricam produtos de limpeza. Todas são contentes e alegres de realizar este trabalho que lhes valoriza e promove a dignidade delas, das crianças e dos adolescentes de alguns barreiros que freqüentam essas oficinas. É uma nova maneira de contribuir na construção e ao desenvolmento da sociedade futura.
           Por fim, este dia foi lindo, maravilhoso e inesquecível na vida delas. Por isso, glorifiquemos e demos graças a Deus bondoso por este momento de formação, de amizade e da partilha das experiências passadas. Embora sejam mulheres dedicadas, solidárias e também semeadoras despercebidas, cada vez mais estão plantando amor e paz nas crianças e adolescentes.


Para o começo de um novo ano de atividades.... para refletir!
-Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
-Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato.
-Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice.
-Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato.
(Lewis Carroll -Alice no País das Maravilhas)




"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz,de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática."

Paulo Freire


Cristo não tem mãos

Cristo não tem mãos,
tem só as nossas mãos para fazer o Seu trabalho hoje.
Cristo não tem pés,
tem só os nossos pés para guiar os homens nos Seus caminhos.
Cristo não tem lábios,
só tem os nossos lábios para falar aos homens de hoje.
Cristo não tem meios,
tem só a nossa ajuda para conduzir os homens para Si.
Nós somos a verdadeira Bíblia que as pessoas ainda lêem!
Somos a última mensagem de Deus escrita em obras e palavras.





"Sim, eu sou vosso pai e vós meus filhos e como tais pela primeira vez vos abraço e estreito contra o meu coração. Tende a certeza de que a minha alma vos corresponde com um amor ilimitado para todo o tempo e para todas as pessoas. ...
O vosso bem será o meu e as vossas penas serão também as minhas. ... Quero partilhar a vossa sorte e o dia mais feliz da minha existência será aquele em que eu possa dar a vida por vós."

Daniel Comboni  1831-1881, Bispo de Kartum Sudão


Coisas da Vida (Milton Nascimento)
"Ser o que serve e é servido
Só o amor é tão bonito
Ser o que planta
e sentar à mesa
Amor é dom da natureza
Água que limpa
e mata a nossa sede
Sede de viver
De deixar viver
De fazer viver
E de ser feliz"




A força que nunca seca
(Chico César - Vanessa da Matta)

Já se pode ver ao longe
A senhora com  a
Lata na cabeça
Equilibrando a lata vesga
Mais do que o corpo dita
O que faz o equilíbrio cego
A lata não mostra
O corpo que entorta
Pra lata ficar reta
Pra cada braço uma força
De força não geme
Uma nota
A lata só cerca, não leva
A água na estrada morta
E a força que nunca seca
Pra água que é tão pouca.



SABER ESPERAR
SABENDO AO MESMO TEMPO FORÇAR
A HORA DAQUELA URGÊNCIA
QUE NÃO PERMITE ESPERAR.
(dom Pedro Casaldáliga)